Chanceler francês se reunirá com Hariri em visita à Arábia Saudita

Paris, 15 nov (EFE).- O titular de Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, viaja nesta quarta-feira para a Arábia Saudita, onde se reunirá com o primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, que anunciou sua renúncia, e com as autoridades sauditas, confirmaram hoje à Agência Efe fontes diplomáticas francesas.

Le Drian também manterá encontros com o rei saudita, Salman bin Abdulaziz, e o príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, como tinha informado previamente uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores francês.

A viagem de Le Drian acontece horas depois que o presidente do Líbano, Michel Aoun, afirmou hoje que Hariri, que anunciou sua renúncia em Riad em 4 de novembro e ainda não retornou a seu país, está "detido" na Arábia Saudita e qualificou esta situação de "ato hostil" contra o Líbano.

Pouco depois, Hariri reiterou em mensagem no Twitter que vai retornar a seu país e que está bem.

Le Drian se reunirá com Hariri, que o governo francês considera ainda o chefe de governo, até que ele apresente sua renúncia pessoalmente a Aoun, "esta noite ou amanhã" em um local não determinado, indicaram à Efe as fontes.

A porta-voz francesa lembrou que "as tensões regionais são um tema de preocupação comum e que o ministro lembrará a importância de se evitar qualquer ingerência e de respeito ao princípio de soberania" na região.

Nesse sentido, a porta-voz francesa explicou que Le Drian "confirmará o compromisso da França com a estabilidade do Líbano".

Le Drian, que também se reunirá com seu equivalente saudita, Adel al Jubeir, falará sobre as formas de aumentar a cooperação com Riad, a luta contra o terrorismo e seu financiamento e outras crises regionais, como as da Síria e do Iêmen.

O presidente francês, Emmanuel Macron, viajou na quinta-feira de surpresa à Arábia Saudita, onde se reuniu, no aeroporto de Riad, com o príncipe herdeiro, com quem abordou a situação no Líbano, entre outros assuntos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos