Conselho de Segurança votará resolução sobre uso de armas químicas na Síria

Nações Unidas, 15 nov (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU se reunirá nesta quinta-feira para votar um projeto de resolução sobre o mandato de um grupo de especialistas que está investigando o uso de armas químicas na Síria.

Fontes consultadas pela Agência Efe nesta quarta-feira informaram que a reunião foi proposta pelos Estados Unidos, mas ainda não se sabe se a resolução terá apoio da Rússia, um dos membros com direito a veto do Conselho de Segurança e que criticou a atuação do grupo.

"Há muitas instâncias do uso de armas químicas na Síria que devem ser investigadas. Os EUA esperam que o Conselho de Segurança se mantenha unido perante o uso de armas químicas contra civis", afirmou a missão americana na ONU ao anunciar a reunião.

A reunião está marcada para começar às 15h locais (18h em Brasília). O mandato do mecanismo conjunto da ONU e da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq), conhecido pela sigla JIM, expira no fim desse mês.

Para os EUA, se o mandato desse grupo de especialistas não for renovado, o Conselho de Segurança estaria dando consentimento para que essas "atrocidades" sejam cometidas na Síria.

O assunto já foi analisado no último dia 7, quando a Rússia voltou a criticar o último relatório elaborado pelos especialistas e exigiu uma alteração do mandato do grupo.

Nessa reunião, a Rússia, principal aliada do regime do presidente da Síria, Bashar al Assad, voltou a questionar os métodos utilizados pelos especialistas, sobretudo as conclusões sobre o ataque químico registrado em abril na cidade de Khan Sheikhoun.

Os analistas responsabilizaram o regime sírio de ter bombardeado essa região com gás sarin, causando dezenas de mortos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos