Chanceler paraguaio acredita que UE e Mercosul alcançarão tratado equilibrado

Assunção, 16 nov (EFE).- O chanceler do Paraguai, Eladio Loizaga, disse nesta quinta-feira à Agência Efe que a União Europeia (UE) e o Mercosul alcançarão "um tratado de livre-comércio equilibrado entre ambos blocos" antes do final do ano.

Loizaga informou que o Mercosul apresentou um documento à UE e que os blocos terão "outra reunião na próxima semana" para avançar no processo negociador.

No entanto, o vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, disse esta semana em Bruxelas, após seu encontro com membros do Mercosul no Brasil e na Argentina, que, se o acordo entre os dois blocos não fosse alcançado em 2017, existia o risco que se postergasse por "vários anos".

Nesse sentido, Loizaga destacou que, em sua opinião, o político europeu concluiu sua visita consciente de que o tratado "não somente tem um conteúdo econômico, mas também político muito importante".

Loizaga destacou que, se o Mercosul e a UE não terminarem de entender-se, "virão outros ocupar esse espaço", algo que nenhuma das duas partes negociantes "pode se permitir".

O chanceler tratará estes temas na semana que vem com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, durante uma viagem ao Brasil.

Os dois também abordarão temas bilaterais, como a cooperação para combate o crime transnacional organizado, a execução de uma ponte sobre o rio Paraná e a projeção de infraestrutura similar sobre o rio Paraguai.

"As nossas relações com o Brasil caminham pelo melhor momento", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos