Igreja dos EUA é proibida de utilizar ayahuasca em cerimônias

Miami, 16 nov (EFE).- Os membros do credo Soul Quest Ayahuasca Church of Mother Earth, de Orlando (Flórida), foram advertidos pelas autoridades federais que o uso de ayahuasca em suas cerimônias é ilegal, informou nesta quinta-feira a imprensa local.

A Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) comunicou a esta suposta igreja que em suas cerimônias há o uso do componente alucinógeno DMT, uma "substância controlada" pelas autoridades federais.

Mas o fundador desta congregação, Chris Young, argumentou dizendo que velas feitas com a substância alucinógena em um local originário do Amazônia tem como efeito curar muitas doenças nos seres humanos, informou o canal local "News 6".

Young disse que o culto de sua igreja, situada em um pequeno terreno de pouco mais de quatro acres (16,2 mil metros quadrados) no condado de Orange, chegam pessoas de todas partes do mundo para participar de cerimônias com ayahuasca.

"É essencial para a nossa fé. É no que acreditamos", assegurou o fundador do credo Busca da Alma Ayahuasca da Mãe Terra.

A Ayahuasca é uma planta originária da Amazônia e dela é extraída uma substância utilizada frequentemente por tribos indígenas e por xamãs para seus ritos.

Um dos participantes das cerimônias, Antuán Trujillo, afirmou ao citado canal que a experiência foi "muito interessante. Havia um homem e uma mulher ao meu lado e eu podia sentir suas diferentes energias".

Mas os investigadores do DEA sustentam que a importação é ilegal e que Young deve solicitar uma isenção para o uso de ayahuasca, assim como provar que sua associação é uma igreja.

"Sentimos que devido à liberdade de religião, algo que nos foi outorgado, podemos acreditar no que queremos e usar a ayahuasca como sacramento", asseverou Young.

Perguntado sobre as acusações de que se esconde sob a denominação de religião para consumir ayahuasca, Young disse que ele gostaria que as pessoas "experimentassem a ayahuasca e assim verão se nos escondemos por trás da religião".

"Eles verão que encontraram sua religião", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos