Topo

Justiça diz que ex-mulher de Berlusconi terá que devolver pensão milionária

16/11/2017 14h39

Roma, 16 nov (EFE).- O ex-primeiro-ministro italiano e empresário Silvio Berlusconi recuperará os 60 milhões de euros pagos desde 2014 à sua segunda ex-mulher, Veronica Lario, em conceito de pensão, segundo decisão da Justiça italiana.

A decisão procede do Tribunal de Apelação de Milão, que aceitou os argumentos da defesa de Berlusconi, que assegurou que Lario não tinha direito a uma pensão mensal porque é economicamente autônoma, informa nesta quinta-feira a imprensa local.

O tribunal italiano justificou sua decisão se baseando em um precedente: o caso do ex-ministro de Economia Vittorio Grilli, que viu o Supremo Tribunal italiano reconhecer seu direito a não "sustentar" sua ex-mulher porque esta era financeiramente independente.

Os magistrados consideraram então que o critério de pensão após um divórcio só era aplicável em casos nos quais o cônjuge não dispusesse de ingressos e não tivesse um emprego.

Desta maneira, Veronica Lario deverá restituir a Berlusconi o dinheiro recebido desde fevereiro de 2014, que chega à soma de 60 milhões de euros.

Em dezembro de 2012, o Tribunal de Milão estabeleceu para Lario uma pensão de 3 milhões de euros por mês, sentença que foi recorrida por Berlusconi.

Em junho de 2016, o Tribunal de Monza rebaixou a quantia e decidiu que Berlusconi devia pagar uma pensão de 1,4 milhão de euros por mês à sua ex-mulher.

Em maio, o Supremo Tribunal aumentou a quantia até 2 milhões de euros.

A disputa entre Berlusconi e Lario começou em maio de 2009 quando esta pediu o divórcio por causa de um escândalo após a aparição na imprensa de fotos nas quais o político conservador aparecia no aniversário de uma garota de 18 anos.

Berlusconi e Lario mantiveram uma relação de quase 30 anos, sendo 19 anos casados, e tiveram três filhos: Bárbara, Eleonora e Luigi.

Os três se somaram então a Pier Silvio e Marina, ambos filhos de Berlusconi com sua primeira esposa, Carla dall' Oglio.

Berlusconi, de 81 anos, atualmente mantém uma relação com uma mulher 49 anos mais jovem que ele, Francesca Pascale.