Justiça diz que ex-mulher de Berlusconi terá que devolver pensão milionária

Roma, 16 nov (EFE).- O ex-primeiro-ministro italiano e empresário Silvio Berlusconi recuperará os 60 milhões de euros pagos desde 2014 à sua segunda ex-mulher, Veronica Lario, em conceito de pensão, segundo decisão da Justiça italiana.

A decisão procede do Tribunal de Apelação de Milão, que aceitou os argumentos da defesa de Berlusconi, que assegurou que Lario não tinha direito a uma pensão mensal porque é economicamente autônoma, informa nesta quinta-feira a imprensa local.

O tribunal italiano justificou sua decisão se baseando em um precedente: o caso do ex-ministro de Economia Vittorio Grilli, que viu o Supremo Tribunal italiano reconhecer seu direito a não "sustentar" sua ex-mulher porque esta era financeiramente independente.

Os magistrados consideraram então que o critério de pensão após um divórcio só era aplicável em casos nos quais o cônjuge não dispusesse de ingressos e não tivesse um emprego.

Desta maneira, Veronica Lario deverá restituir a Berlusconi o dinheiro recebido desde fevereiro de 2014, que chega à soma de 60 milhões de euros.

Em dezembro de 2012, o Tribunal de Milão estabeleceu para Lario uma pensão de 3 milhões de euros por mês, sentença que foi recorrida por Berlusconi.

Em junho de 2016, o Tribunal de Monza rebaixou a quantia e decidiu que Berlusconi devia pagar uma pensão de 1,4 milhão de euros por mês à sua ex-mulher.

Em maio, o Supremo Tribunal aumentou a quantia até 2 milhões de euros.

A disputa entre Berlusconi e Lario começou em maio de 2009 quando esta pediu o divórcio por causa de um escândalo após a aparição na imprensa de fotos nas quais o político conservador aparecia no aniversário de uma garota de 18 anos.

Berlusconi e Lario mantiveram uma relação de quase 30 anos, sendo 19 anos casados, e tiveram três filhos: Bárbara, Eleonora e Luigi.

Os três se somaram então a Pier Silvio e Marina, ambos filhos de Berlusconi com sua primeira esposa, Carla dall' Oglio.

Berlusconi, de 81 anos, atualmente mantém uma relação com uma mulher 49 anos mais jovem que ele, Francesca Pascale.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos