Macron se reunirá com ex-primeiro-ministro libanês no sábado em Paris

Paris, 16 nov (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, se reunirá neste sábado em Paris com o ex-primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri, atualmente na Arábia Saudita, informou nesta quinta-feira a presidência francesa.

Hariri aceitou hoje o convite do presidente francês para viajar a Paris e encerrar sua permanência na Arábia Saudita, que tinha acentuado a crise política suscitada em Beirute por sua renúncia no último dia 4.

O ministro de Relações Exteriores francês, Jean-Yves Le Drian, antecipou hoje durante uma visita oficial a Riad que Hariri será recebido como "um amigo".

Hariri permanece em Riad desde que anunciou que deixou seu cargo e nos últimos dias prometeu várias vezes que voltará a Beirute, ao assegurar que não está retido na Arábia Saudita, como denunciaram o presidente do Líbano, Michel Aoun, e outros dirigentes e partidos do país.

O governo francês tem se apresentado como mediador nesta crise e reiterou a importância de se chegar a uma solução.

Para o Executivo de Macron, o Líbano, antigo protetorado francês no Oriente Médio, é fundamental para a estabilidade da região, abalada pela guerra da Síria e pela rivalidade entre Irã e Arábia Saudita.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos