Forças iraquianas expulsam EI de seu último reduto no oeste do Iraque

Bagdá, 17 nov (EFE).- As forças iraquianas tomaram o controle nesta sexta-feira da comarca de Raua, na província ocidental de Al Anbar e a última área controlada pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no Iraque, informou o Comando das Operações Conjuntas.

O comando militar detalhou, em comunicado, que as tropas estão perseguindo os combatentes do EI que ainda permanecem na região e trabalham para eliminar os explosivos deixados por estes, ao mesmo tempo em que tentam assegurar a zona fronteiriça com a Síria, onde se encontra Raua.

Poucas horas antes, uma fonte militar disse à Agência Efe que a Brigada VII do exército iraquiano e as forças das operações militares na região de Al Yazira, junto à milícia sunita Multidão dos Clãs, entraram em Raua por três frentes (sul, leste e oeste).

A comarca e a cidade homônima eram as últimas áreas dominadas pelo EI no território iraquiano, depois de ter perdido o município de Romena e a comarca de Al Qaim neste mesmo mês.

Estes territórios se situam na fronteira com a Síria e eram de grande importância para o grupo terrorista, porque através deles recebia reforços e provisões do país vizinho, onde os jihadistas também estão em retirada.

O EI perdeu no último ano todos seus domínios no Iraque e grande parte daqueles em território sírio, onde tinha declarado um "califado" em 2014 quando chegou a controlar amplas partes de ambos países.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos