Ministro francês trata de relações bilaterais em visita à Índia

Nova Délhi, 17 nov (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores francês, Jean-Yves Le Drian, ressaltou nesta sexta-feira em Nova Délhi a importância das relações bilaterais entre França e Índia em temas como defesa e ecologia, ao mesmo tempo que "abriu o caminho" para a visita do presidente Emmanuel Macron, que deve ocorrer no começo do próximo ano.

Ambos países têm "uma análise comum da maior parte dos desafios do mundo, seja sobre terrorismo internacional ou sobre cooperação", afirmou Le Drian durante um comparecimento público acompanhado pela sua colega indiana, Sushma Swaraj.

O chefe da diplomacia francesa também destacou a importância da área de defesa, "sobretudo" os caças de guerra Rafale de fabricação francesa, dos quais a Índia adquiriu 36 unidades em setembro do ano passado.

A ministra indiana disse, sem fornecer mais detalhes, que a Índia e a França "estipularam aprofundar a colaboração tecnológica e industrial, assim como fortalecer a coordenação logística".

Le Drian afirmou que a tarefa principal de sua visita consiste em preparar a visita do presidente francês Macron, prevista "para o começo do próximo ano" por causa de uma reunião da Aliança Solar Internacional.

Composta por 121 países, esta associação internacional dedicada à energia solar procura que as nações desenvolvidas transfiram tecnologia e financiamento aos Estados pobres, e foi promovida pela Índia e apoiada pela França durante seu lançamento em novembro de 2015.

O ministro francês disse que também se reunirá com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, durante uma visita que terminará no domingo.

A agenda de Le Drian inclui reuniões com o ministro de Finanças, Arun Jaitley, assim como com o vice-ministro de Novas Energias e Renováveis, Raj Kumar Singh.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos