Reverendo e ativista Jesse Jackson anuncia que sofre de Parkinson

Washington, 17 nov (EFE).- O pastor e ativista americano pelos direitos civis Jesse Jackson, de 76 anos, anunciou nesta sexta-feira que foi diagnosticado com Parkinson, em carta dedicada aos amigos e admiradores.

"Depois de uma bateria de exames, meus médicos identificaram o problema como a doença de Parkinson, uma doença que meu pai passou", afirmou ele, que disse que, após ter notado que os problemas físicos se intensificaram, não podia mais ignorar os sintomas.

O reverendo contou que, ele e a família começaram a perceber as mudanças há cerca de três anos, mas que, por um tempo, ele preferiu não interromper o trabalho para procurar ajuda.

Na carta, publicada no Facebook, Jackson lembrou a defesa que faz dos direitos humanos e a luta pela justiça social e a igualdade de oportunidades desde o início dos anos 60, quando foi detido com outros sete universitários por reivindicar o uso da biblioteca pública de Greenville, na Carolina do Sul.

"Lembro-me como se fosse ontem, pois esse dia mudou minha vida para sempre. A partir dessa experiência, perdi o medo de ser preso por uma causa justa", relatou.

O fundador da Rainbow/PUSH, associação que presta apoio humanitário e busca justiça social em nível internacional, reconheceu que, aos 76 anos, percebe ser cada vez mais difícil completar atividades cotidianas, que se transformaram em um "desafio". Ele admitiu que reconhecer a doença foi doloroso, mas que isso não representa uma pausa, mas sim um sinal de que deve se cuidar para desacelerar o desenvolvimento dela.

Jackson, que foi candidato à presidência pelo Partido Democrata em 1984 e 1988, prometeu tentar seguir lutando pela democracia e para libertar os prisioneiros inocentes em todo o mundo. Segundo o pastor batistas, o Parkinson afeta de 7 a 10 milhões de pessoas no mundo, e cerca de 60 mil são diagnosticas com esta doença nos Estados Unidos todos os anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos