Trump reitera promessa de "destruir" gangue Mara Salvatrucha

Washington, 17 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou nesta sexta-feira no Twitter sua promessa de "destruir" a gangue Mara Salvatrucha (ms-13) e restaurar a "segurança" e a "paz" nas ruas e nas comunidades do país.

Em sua conta na rede social, Trump publicou hoje um vídeo no qual aparece dando um discurso sobre a Mara Salvatrucha no estado de Nova York, intercalado sua fala com fragmentos de uma entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira e na qual foi anunciada a detenção de 267 membros desse grupo criminoso nos EUA e em El Salvador.

O discurso publicado no Twitter foi pronunciado por Trump em 28 de julho no condado de Suffolk, uma região especialmente afetada pela violência da ms-13.

"Juntos vamos restaurar a segurança nas nossas ruas e a paz nas nossas comunidades, vamos destruir o vil cartel da ms-13 e muitas outras gangues, mas a ms-13 é especialmente violenta", disse Trump nesse discurso.

Funcionários do Departamento de Segurança Nacional e do Departamento de Justiça anunciaram nesta quinta-feira a detenção de 267 membros da Mara Salvatrucha em El Salvador e nos EUA, em uma operação policial que tinha como objetivo debilitar a estrutura internacional da gangue e suas fontes de financiamento.

A operação, batizada de "Touro Raivoso", foi desenvolvida em duas fases: a primeira terminou com a detenção de 53 criminosos em El Salvador após uma investigação de 18 meses e a segunda, que aconteceu nos EUA entre 8 de outubro e 11 de novembro, quando foram detidos 214 membros da gangue.

Trump prometeu pôr em prática uma política de "tolerância zero" com os grupos criminosos, como a Mara Salvatrucha, que seu governo está perseguindo judicialmente a fim de bloquear suas fontes de renda e reduzir o número de membros.

A violência da ms-13 e sua rival, a Barrio 18, transformaram El Salvador em um dos países mais violentos do mundo, com altos índices de assassinatos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos