OLP ameaça romper relações com os EUA se escritório em Washington for fechado

Jerusalém, 18 nov (EFE).- O secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, ameaçou neste sábado romper as relações com os Estados Unidos se esse país fechar seu escritório diplomático em Washington, após a advertência do governo para que os palestinos reiniciem as negociações com Israel.

"Se fecharem a missão (diplomática), suspenderemos todas as comunicações com este governo americano", declarou Erekat, que também é o chefe negociador palestino, em mensagem de vídeo divulgada pelo seu escritório no Twitter.

"O Departamento de Estado dos EUA nos desafiou com uma carta oficial dizendo que não poderiam garantir a permanência da abertura do escritório da OLP em Washington por que solicitamos investigações à Corte Penal Internacional (TPI)", explicou o palestino.

Erekat considerou "muito infeliz" os EUA terem cedido à "pressão política" do governo de Israel, "num momento em que tentamos conseguir um acordo definitivo".

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores palestino, Riyad al Maliki, disse hoje que as ameaças de Washington são "uma tentativa de criar incerteza na liderança palestina".

Maliki também explicou que o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, não assinou o memorando que é renovado a cada seis meses para permitir a existência do escritório de representação da OLP em Washington, que expirou há dois dias.

O possível fechamento da missão diplomática da OLP tem seu apoio em uma lei americana que estipula que o escritório pode ser fechado se os palestinos empreenderem ações contra Israel no TPI, onde a Promotoria está fazendo uma análise prévia de possíveis violações da lei internacional pelas duas partes durante o conflito, no qual os palestinos colaboram.

O escritório está presente em Washington desde 1994 e é liderado por Hosam Zomlot, um conselheiro próximo a Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos