Rajoy transmite a Ledezma seu compromisso com a democracia na Venezuela

Madri, 18 nov (EFE).- O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, recebeu neste sábado o opositor venezuelano Antonio Ledezma e se comprometeu com ele a trabalhar por uma solução plenamente democrática para a Venezuela, que "necessariamente" tem de passar pela libertação dos presos políticos e a convocação de eleições.

Ledezma, prefeito metropolitano de Caracas, aterrissou hoje mesmo em Madri procedente da Colômbia após fugir na sexta-feira da Venezuela, onde cumpria prisão domiciliar desde 2015 acusado de conspiração e associação criminosa.

Fontes do Executivo espanhol explicaram que Ledezma informou a Rajoy sobre a difícil situação política, econômica e humanitária da Venezuela.

Rajoy, por sua vez, lhe reiterou o pleno compromisso da Espanha com a democracia na Venezuela e lhe transmitiu o desejo de que se alcance, o mais breve possível, uma solução plenamente democrática para a crise venezuelana.

Uma solução, segundo indicaram as fontes governamentais, que necessariamente tem de passar pela libertação de todos os presos políticos e a realização de eleições plenamente "democráticas " homologadas".

Rajoy garantiu ainda ao opositor venezuelano que a Espanha continuará trabalhando, em nível bilateral e em colaboração com seus parceiros europeus e ibero-americanos, para ajudar a alcançar esse objetivo.

Para o governo espanhol, Ledezma "é uma das principais referências da luta do irmão povo venezuelano para recuperar sua liberdade e a normalidade democrática".

Os dois políticos se reuniram no Palácio da Moncloa de Madri, sede da presidência do governo espanhol.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos