Ucrânia detém russo procurado por assassinar jornalista dos EUA em 2004

Kiev, 18 nov (EFE).- O Serviço de Segurança da Ucrânia deteve neste sábado um cidadão russo que é procurado pela Interpol pelo assassinato em 2004 em Moscou do jornalista americano Paul Klebnikov.

"As forças de segurança detiveram em Kiev um indivíduo original da Chechênia procurado internacionalmente por crimes especialmente graves", afirma um comunicado oficial que não revela a identidade do detido.

Segundo a Interpol, o detido "participou de vários assassinatos por encomenda, em particular o do redator-chefe da edição russa da revista 'Forbes'", acrescenta a nota.

Klebnikov, conhecido por investigar a corrupção de oligarcas como Boris Berezovski, foi assassinado a tiros em 9 de julho de 2004.

O assassinato causou uma grande comoção na Rússia, mas os três chechenos julgados pelo crime foram absolvidos por um júri em 2006, embora posteriormente o Tribunal Supremo tenha anulado essa decisão.

Nascido em 1963 em Nova York e formado em Jornalismo na Universidade de Berkeley, Klebnikov ganhou fama por seu livro "Godfather of the Kremlin" ("O Poderoso Chefão do Kremlin", em tradução livre), uma biografia do falecido Berezovski, que em 2000 levou ao poder o atual presidente russo, Vladimir Putin.

Por iniciativa de Klebnikov, nascido no seio de uma família russa que fugiu aos Estados Unidos após a Revolução, a "Forbes" publicou pela primeira vez a lista dos cem russos mais ricos, o que não agradou muitas das pessoas que apareceram na reportagem.

O detido, que também participou do assassinato de vários funcionários do governo checheno entre os anos 2001 e 2003, se dedicava na Ucrânia à extorsão de empresários como parte de uma rede criminosa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos