EUA enviam 2 aviões para ajudar nas buscas de submarino argentino

Miami, 19 nov (EFE).- O Comando Sul dos Estados Unidos enviou neste domingo um segundo avião para ajudar nas operações de busca do submarino argentina ARA San Juan, que desapareceu na última quarta-feira nas águas do Atlântico quando se dirigia à sua base com 44 tripulantes.

De acordo com uma nota do Comando Sul, um avião P-8A Poseidon partiu com uma equipe de 21 pessoas de Jacksonville, no nordeste da Flórida, e deve chegar hoje mesmo à Argentina, país que solicitou ajuda internacional para localizar o submarino.

No sábado, este comando unificado da Marinha americana, responsável por operações militares no Caribe, América Central e América do Sul, enviou outro avião P-8A para o país sul-americano, onde uma aeronave de pesquisa P-3 da NASA já realiza trabalhos de busca.

O avião americano, de última geração, é usado para trabalhos de patrulha e reconhecimento, e conta com "sensores e equipamentos de comunicações de última geração", que permitem desenvolver uma ampla gama de missões em "grandes massas de água, inclusive operações de busca e resgate submarinos", de acordo com a nota do Comando Sul.

O ARA San Juan, de origem alemã, partiu na segunda-feira do porto de Ushuaia e se dirigia de volta à sua base, na cidade de Mar del Plata, quando desapareceu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos