Forças sírias recuperam Albukamal, reduto do EI na fronteira com o Iraque

Cairo, 19 nov (EFE).- Forças sírias com o apoio de milícias xiitas iraquianas, libanesas e iranianas recuperaram neste domingo o controle da cidade de Albukamal, na fronteira com o Iraque e reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), informaram o Observatório Sírio de Direitos Humanos e a agência oficial de notícias sírias "Sana".

O controle foi retomado depois de "violentos combates" que deixaram um saldo de 31 mortos entre soldados governamentais e seus aliados, além dos mais 50 integrantes do EI que morreram nos mesmos combates, afirmou o Observatório.

As tropas governamentais haviam conquistado Albukamal no último dia 9 de novembro, mas a perderam dois dias depois em um contra-ataque dos jihadistas.

As unidades do governo sírio e seus aliados já começaram a fazer uma varredura na cidade, após "a retirada" dos remanescentes extremistas do seu último reduto na Síria, disse a ONG.

Por outra parte, a "Sana" informou que unidades do exército sírio acabaram com os últimos "focos terroristas do Daesh (acrônimo em árabe do Estado Islâmico) na cidade de Albukamal, 140 quilômetros ao sudeste da cidade de Deir ez-Zor", e confirmou a "libertação total".

Também indicou que "cerca de 150 terroristas do Daesh", entre os quais se encontram líderes do grupo, "fugiram ao leste do rio Eufrates sob a cobertura e proteção da coalizão internacional", comandada pelos Estados Unidos.

A aliança ainda não realizou nenhum comentário a respeito.

Além disso, a agência síria afirmou que "alguns (terroristas) se entregaram" às Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por curdos e apoiada pelos EUA, que desde setembro desenvolvem uma ofensiva contra os jihadistas no leste de Deir ez-Zor, em paralelo a outras das forças governamentais sírias.

Albukamal era o maior bastião que restava nas mãos dos extremistas na Síria, que perderam o controle do território do outro lado da fronteira, no Iraque, para onde enviavam provisões militares nos últimos três anos através desta região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos