Tropas afegãs libertam 20 pessoas detidas em prisão talibã

Cabul, 19 nov (EFE).- As forças especiais afegãs libertaram 20 pessoas que permaneciam detidas pelos talibãs em uma prisão da província meridional de Helmand, onde os insurgentes controlam amplas áreas, informaram neste domingo fontes oficiais.

A operação de resgate aconteceu ontem à noite no distrito de Nawzad, um dos nove da província, de um total de 14, com controle parcial ou total dos talibãs, detalhou o escritório do Corpo de Operações Especiais do Exército em comunicado.

Os 20 resgatados, três deles policiais, já estão a salvo em uma área controlada pelo governo afegão, e dez supostos talibãs foram detidos, de acordo com a nota.

Segundo um comunicado do escritório do governador de Helmand, na operação também foi destruída uma fábrica insurgente onde eram produzidas bombas e minas.

No ano passado pelo menos 214 pessoas foram libertadas em seis operações deste tipo em Helmand.

Desde o fim da missão de combate da OTAN em janeiro de 2015, o governo central emCabul foi perdendo terreno perante os insurgentes até controlar apenas 57% do território do país, segundo o Inspetor Especial Geral para a Reconstrução do Afeganistão (SIGAR) do Congresso dos Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos