Hezbollah afirma que retirará seus combatentes do Iraque após derrota do EI

Beirute, 20 nov (EFE).- O líder do grupo xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, afirmou nesta segunda-feira que retirará seus combatentes do Iraque assim que for completamente erradicado o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que perdeu praticamente todo o território conquistado nesse país e na Síria, embora ainda continue presente em algumas áreas.

"Desde o começo da conspiração do EI, cooperamos com as autoridades iraquianas e enviamos combatentes para ajudar nas operações e no treino", disse Nasrallah em discurso transmitido pela emissora "Al Manar", porta-voz do grupo xiita.

"Consideramos que a missão foi cumprida, embora estejamos esperando o anúncio iraquiano da vitória final", afirmou Nasrallah.

Só restam alguns poucos redutos extremistas no oeste desértico do Iraque, na fronteira com a Síria, depois que o grupo radical conseguiu controlar quase um terço do Iraque em 2014.

Na última sexta-feira, as forças iraquianas anunciaram a libertação de Rawa, no oeste do Iraque, a última cidade do país que estava nas mãos do EI.

Segundo o líder do Hezbollah, "a última batalha se desenvolve em Abu Camal - no extremo leste da Síria - e quando o último bairro dessa cidade for libertado, será possível marcar o fim do EI como Estado (...), mas isto não quer dizer que seja o final da organização jihadista", acrescentou.

"A vitória final em Abu Camal ajudará a trazer unidade à Síria. Depois de Aleppo, Deir ez-Zor e Al Mayadin, o plano para dividir a Síria fracassou", acrescentou.

Nasrallah acusou diretamente os Estados Unidos de apoiar economicamente o grupo radical e de "não querer que se retirem de Abu Camal", cidade que já foi libertada, segundo o governo sírio, depois que os terroristas se retiraram para zonas desérticas na fronteira com o Iraque, de acordo com a agência oficial de notícias sírias, "SANA".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos