Social-democratas alemães reiteram oposição a reeditar coalizão com Merkel

Berlim, 20 nov (EFE).- Os social-democratas alemães reforçaram nesta segunda-feira sua postura contrária a uma reedição da grande coalizão com os conservadores da chanceler, Angela Merkel, depois que esta fracassou em estabelecer os fundamentos para uma aliança do seu bloco com os liberais e os verdes para a formação de um novo governo.

Em entrevista à emissora "Deutschlandfunk", o vice-presidente do Partido Social-democrata (SPD), Ralf Stegner, lembrou que os resultados dos pleitos gerais do último dia 24 de setembro refletem que os eleitores não votaram a favor da continuidade da grande coalizão.

"A disposição a manter conversas faz parte de uma democracia", disse Stegner, ao ser perguntado se o seu partido está aberto a falar com os conservadores, embora tenha ressaltado que na noite das eleições sua legenda já tinha declarado que, com esses resultados, "não haverá grande coalizão" nem um prolongamento da mesma, independentemente de quem a pudesse liderar.

Nesse sentido, e após cinco semanas de negociações entre conservadores, liberais e verdes, que concluíram ontem à noite sem sucesso, "o resultado das eleições não mudou", destacou Stegner.

Por outra parte, e perante a alternativa de um governo de minoria liderado por Merkel ou a convocação de novas eleições, o vice-presidente do SPD afirmou que "não se devem convocar novos pleitos de forma irrefletida, mas também não é preciso temê-los".

Por sua vez, o secretário-geral dos social-democratas, Hubertus Heil, informou que seu partido debaterá hoje sobre o fracasso das negociações e os procedimentos a seguir perante esta nova situação e anunciou um pronunciamento na tarde de quinta-feira do líder da legenda, Martin Schulz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos