"CBS" demite apresentador Charlie Rose após acusações de assédio sexual

Nova York, 21 nov (EFE).- A emissora americana "CBS News" anunciou nesta terça-feira a demissão do apresentador Charlie Rose, um dos mais famosos do país, depois de ele ter sido acusado por várias mulheres de ter cometido assédio sexual.

Em comunicado, a "CBS News" atribuiu a decisão ao "comportamento perturbador e intolerável" que o jornalista teve com algumas mulheres que trabalharam com ele no seu programa de entrevistas.

Apesar de reconhecer na nota a "importante contribuição" de Rose, a "CBS" afirmou que "não há nada mais importante que garantir um entorno seguro e profissional de trabalho, no qual todos possam realizar suas funções da melhor maneira possível".

O programa de entrevistas de Rose estava no ar desde 1991 e se transformou em um dos símbolos da "CBS".

Ontem, o jornal "The Washington Post" revelou que oito mulheres acusaram Rose de assédio sexual. O apresentador teria tocado, sem consentimento, várias partes dos corpos das vítimas.

As mulheres, que trabalharam com o jornalista entre o fim dos anos 1990 e 2011, explicaram que Rose costumava andar nu na presença delas e fazia ligações telefônicas inconvenientes.

As oito vítimas citadas pelo "Post" tinham idades entre 21 e 37 anos no momento dos abusos. Três delas se identificaram.

Em declarações à imprensa local, Rose pediu as "mais sinceras desculpas" por seu "comportamento inadequado" e disse que se sente "profundamente envergonhado" pelo ocorrido.

No entanto, o apresentador afirmou que algumas das acusações não eram "totalmente exatas". Além disso, disse acreditar que suas ações resultavam de "sentimentos compartilhados" com as mulheres, apesar de agora entender de que estava errado nessa avaliação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos