Topo

Facções palestinas se reúnem no Egito para conversar sobre reconciliação

21/11/2017 11h24

Cairo, 21 nov (EFE).- As delegações do partido nacionalista Al Fatah, do movimento islamita Hamas e de outras 11 facções palestinas começaram nesta terça-feira as suas reuniões no Cairo, a capital do Egito, para tentar avançar na reconciliação e avaliar os progressos na Faixa de Gaza desde que a Autoridade Nacional Palestina (ANP) retornou ao território litorâneo.

As conversas entre as delegações acontecem a portas fechadas com a presença de oficiais de alta categoria do serviço secreto egípcio e está previsto que durem três dias.

Uma fonte que acompanha a equipe do Fatah no Cairo detalhou para a Agência Efe que, na primeira jornada de reuniões, as facções vão avaliar o andamento do acordo assinado na capital egípcia em 12 de outubro entre Al Fatah e Hamas, que determinou o fortalecimento do governo da ANP.

Além disso, os grupos palestinos conversarão sobre a convocação de eleições gerais, assim como sobre o desenvolvimento e a ativação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), para que inclua todas as facções e grupos palestinos, acrescentou a fonte.

No dia 11 de setembro, líderes do Hamas iniciaram conversas com os responsáveis egípcios no Cairo para acabar com a divisão interna entre a facção islamita e o Fatah, que já dura uma década.

As conversas permitiram a volta do governo da ANP para Gaza em 2 de outubro, depois que a autoridade foi expulsa pelo Hamas em junho de 2007.

Dez dias depois, Fatah e Hamas se reuniram no Cairo para abordar a reconciliação, anunciaram o seu compromisso de seguir com o diálogo e decidiram retornar à capital egípcia hoje com outras 11 facções para antecipar o processo.

A ONU qualificou ontem de "crucial" a reunião de hoje dessas distintas facções e advertiu que um fracasso neste processo de reconciliação pode desembocar em um novo conflito em Gaza.