Homens armados tomam centro de Lugansk, cidade pró-Rússia no leste da Ucrânia

Kiev, 21 nov (EFE).- Um grupo de homens armados sem identificação tomou nesta terça-feira o controle das sedes administrativas locais da cidade pró-Rússia de Lugansk, capital da autoproclamada República Popular de Lugansk (RPL), no leste da Ucrânia, informaram veículos de imprensa locais.

Os homens, vestidos com uniforme militar, bloqueiam desde o início da manhã o acesso aos edifícios administrativos da cidade após retirarem os funcionários.

O líder da RPL, Igor Plotnitski, reconheceu em comunicado que os uniformizados que ocupam as ruas do centro de Lugansk não lhe obedecem e acusou os organizadores da ação de provocarem "tensão social" na república autoproclamada.

"A situação está sob o controle da direção da RPL e será resolvida muito em breve. As ações (dos homens armados) não devem ser motivo de pânico" entre a população, afirmou Plotnitski.

Por outro lado, a agência ucraniana "Unian" qualificou o ocorrido como um possível "golpe" interno.

Fontes das autoridades separatistas de Lugansk assinalaram para veículos de imprensa russos que a ação tem a ver com a destituição ontem do ministro do Interior da RPL, Igor Kornet, contra quem também teria sido aberta uma investigação criminal.

Aparentemente, um grupo de funcionários desse ministério teria enviado esta manhã uma carta a Plotnistski para expressar seu descontentamento com a destituição de Kornet.

O próprio Kornet divulgou hoje uma gravação na qual informou sobre a detenção ontem à noite de um grupo de ucranianos que planejavam atos de "sabotagem" e terrorismo na província de Lugansk, considerada pelo governo da Ucrânia como território "temporariamente ocupado" por milícias separatistas apoiadas pela Rússia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos