Ministros de Reino Unido e Cazaquistão se reúnem para fortalecer cooperação

Londres, 21 nov (EFE).- O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, e o ministro de Relações Exteriores do Cazaquistão, Kairat Abdrakhmanov, expressaram nesta terça-feira a firme intenção de fortalecer a cooperação bilateral.

"O Cazaquistão continuará fortalecendo a associação estratégica com o Reino Unido para modernizar a sua economia e aumentar o investimento e o comércio entre os dois países", disse Abdrakhmanov após o encontro.

De acordo com o ministro cazaque, desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois Estados, há 25 anos, Londres foi um dos seis maiores investidores na economia do seu país e um dos principais parceiros comerciais.

Os dois líderes conversaram também sobre a reativação da Rota da Seda e sobre corredores eurasiáticos, como a ligação ferroviária direta entre China e Reino Unido, passando pelo Cazaquistão, o que poderia ajudar a fortalecer a cooperação.

Abdrakhmanov e Johnson ainda falaram sobre o Cazaquistão presidir o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de janeiro de 2018, sobre o processo para a paz na Síria apoiado pelo Executivo em Astana e sobre o combate ao terrorismo.

"O Cazaquistão se transformará no primeiro país da Ásia Central a presidir o Conselho de Segurança da ONU. Esperamos impulsionar uma maior cooperação em segurança global", disse o ministro britânico.

Abdrakhmanov faz uma visita oficial de dois dias a Londres, onde também teve reuniões com membros da direção da Metalysis e com o editor-chefe do jornal "Financial Times", Lionel Barber.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos