Topo

Feministas da A.Latina e Caribe se reúnem em encontro de 3 dias em Montevidéu

23/11/2017 12h34

Montevidéu, 23 nov (EFE).- A capital uruguaia acolhe entre esta quinta-feira e sábado a 14ª edição do Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe (Eflac), atividade que reunirá mais de 2,2 mil mulheres de toda a região sob o lema "Diversas, mas não dispersas".

O evento incluirá debates, assembleias temáticas, atividades culturais e uma passeata que encerrará o encontro e que será realizada no próximo sábado 25 de novembro, data na qual é lembrado Dia Internacional de Luta Contra a Violência para as Mulheres.

Nesta quinta-feira durante a noite, no Teatro Solís de Montevidéu, será realizada a abertura oficial do Eflac, segundo informou a organização em comunicado.

Alguns dos eixos temáticos nos quais estarão centradas as assembleias são corpos, subjetividade e direitos; racismo e discriminação; violências urbanas, habitação e mobilidade; e desafios e perspectivas da economia feminista.

Além disso, serão tratados temas vinculados à democracia, ao estado laico e ao fundamentalismo, aos nomes das feminismos, a guerras e resistências coletivas, a violências sexuais, a cuidado, autonomia e poder, entre outros.

No total, são 10 os eixos temáticos nos quais se centrarão as assembleias.

O plenário final do Eflac será realizado no próximo sábado, momento no qual as participantes juntarão "tudo o que foi trabalhado durante os dias anteriores", sustenta o site oficial do evento.

Além disso, nessa ocasião será redigida uma proclamação e será escolhida a sede para o próximo encontro.

O primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe foi realizado em 1981 em Bogotá, quando o dia 25 de novembro foi declarado o Dia Internacional de Luta Contra a Violência para a Mulher.