Atentado de homem-bomba deixa pelo menos 5 mortos e 20 feridos no Paquistão

Islamabad, 25 nov (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas neste sábado, por conta de um atentado suicida com bomba contra um veículo das forças de segurança na cidade de Quetta, no Paquistão, que foi reivindicado pelo principal grupo talibã do país.

O homem-bomba, que estava a pé, explodiu os artefatos que carregava quando um veículo do corpo da Frontier Corps passava perto de um ponto de ônibus, disse à Agência Efe, o porta-voz da polícia de Quetta, Abid Mengal.

Na explosão, cinco pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas, entre elas vários membros das forças de segurança, que foram transferidos para hospitais da região.

O principal grupo talibã do país, Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP), reivindicou a ação em comunicado enviado aos veículos de imprensa.

"Aceitamos a responsabilidade pelo atentado a Quetta", disse o porta-voz do TTP, Mohammed Khurasani, no e-mail.

Quetta, capital da província de Baluchistão, é uma das localidades mais conflituosas do Paquistão, com a presença de grupos armados separatistas, facções talibãs e grupos jihadistas.

Os ataques contra as forças de segurança são comuns na cidade e nas últimas semanas se intensificaram.

O último dia 9, um oficial da polícia da cidade foi morto e seis dias depois, um superintendente também foi assassinado a tiros ao lado da esposa, filho e irmão, em Quetta.

Ontem duas pessoas morreram e hoje, outras cinco ficaram feridas em um atentado suicida contra o veículo de um oficial da polícia na cidade de Peshawar, no norte do país.

No entanto, a violência foi reduzida no país com 1.803 mortos por terrorismo em 2016 - 612 deles civis, 293 membros das forças de segurança e 898 supostos terroristas -, o número mais baixo na última década, segundo o Portal de Terrorismo do Sul da Ásia, que estuda a violência na região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos