Alerta para aviação é aumentado a nível máximo em Bali devido a vulcão

Jacarta, 26 nov (EFE).- As autoridades da ilha indonésia de Bali elevaram hoje o nível de alerta para aviação ao máximo (vermelho) por causa do aumento de atividade do vulcão Agung, que lançou nuvens de cinza até 4.000 metros de altura, segundo fontes oficiais.

Cerca de 20 voos com destino a Bali e procedentes da cidade foram cancelados ontem à noite e mais de 2.000 pessoas ficaram nos aeroportos , apesar de as autoridades dizerem que "a ilha é segura" e o aeroporto funciona "com normalidade".

"O aeroporto internacional Gusti Ngurah Rai (em Bali) continua sendo seguro e normal. O aeroporto internacional de Lombok (a 50 quilômetros a oeste) também está normal", declarou Sutopo Purwo Nugroho, diretor de informação da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNBP, em indonésio), em comunicado.

O BNBP mantém o nível de alerta de erupção 3 (o máximo é 4) e informou de chuva de cinza em pelo menos sete populações da ilha.

Nugroho convidou a população local e os turistas a manter a calma, e a tomar precauções devido ao efeito da chuva de cinza, e lembrou que a região de segurança permanece em um raio de entre 6 e 7,5 quilômetros ao redor da cratera.

O vulcão Agung fica no leste da ilha, no distrito de Karangasem e longe da maioria das atrações turísticas de Bali.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos