Topo

Temer recebe alta após angioplastia em três artérias coronárias

27/11/2017 10h45

São Paulo, 27 nov (EFE).- O presidente Michel Temer recebeu alta nesta segunda-feira após ser submetido na noite da sexta-feira passada a uma angioplastia em três artérias coronárias que estavam praticamente obstruídas, informaram fontes médicas.

O governante, de 77 anos, deixou em helicóptero o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde permaneceu internado por pouco mais de dois dias após ser submetido a um cateterismo cardíaco que constatou uma obstrução do 90% nas três artérias tratadas.

A equipe médica realizou então uma angioplastia para restabelecer o fluxo normal de sangue e, além disso, implantou em duas das artérias operadas um stent para ajudar a impedir que se fechem de novo e evitar assim o risco de infarto.

Desde a operação, Temer apresentou um quadro de saúde "estável" e com a alta, que recebeu hoje às 10h, já pode retomar suas "atividades normais".

A ideia é que volte a Brasília nesta mesma tarde, onde teria um encontro com o presidente boliviano, Evo Morales, mas que teve que ser adiado devido ao procedimento pelo qual passou Temer.

Os problemas coronários de Temer foram detectados no início do mês passado e então os médicos optaram por evitar uma operação e tratar a obstrução arterial com remédios.

Antes do cateterismo, Temer passou primeiro por uma revisão para avaliar o resultado de uma cirurgia que lhe foi realizada na próstata há um mês para corrigir outra obstrução, mas nessa ocasião urológica.

A intervenção na próstata, que ocorreu no último dia 28 de outubro, já tinha provocado o adiamento de um encontro em Brasília entre Temer e Morales.