Theresa May faz visita surpresa ao Iraque

Bagdá, 29 nov (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, chegou nesta quarta-feira a Bagdá para uma visita surpresa e foi recebida pelo seu homólogo iraquiano, Haider al Abadi, segundo informaram fontes oficiais.

Esta é a primeira visita de May ao Iraque, país no qual o Reino Unido colabora na ofensiva contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) como parte da coalizão internacional.

Segundo a emissora de televisão oficial iraquiana "Al Iraqiya", no começo do encontro Al Abadi afirmou a May que as relações bilaterais foram testemunha de "um desenvolvimento, especialmente na luta contra o terrorismo".

O primeiro-ministro iraquiano disse que a Grã-Bretanha apoiou o Iraque em muitos setores, especialmente na assistência aos deslocados pelo conflito com o EI.

Por sua vez, May destacou que o Reino Unido vai continuar seu apoio ao Iraque "em todos os campos" e expressou seu desejo de construir relações contínuas com Bagdá, segundo a mesma fonte.

O governo iraquiano garantiu, por meio de uma mensagem no Twitter, que o objetivo do encontro é "discutir o papel do Iraque como um jogador-chave" para que contribua para fortalecer o crescimento econômico e a estabilidade na região.

A ofensiva contra o EI está na sua fase final neste país, já que as tropas iraquianas já reconquistaram todas as áreas urbanas e agora estão concentradas em restabelecer o controle sobre a região desértica na fronteira síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos