Topo

Trump receberá primeiro-ministro da Líbia nesta sexta-feira

29/11/2017 20h21

Washington, 29 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá nesta sexta-feira em Washington o primeiro-ministro da Líbia, Fayez al-Sarraj, com quem conversará sobre a crise política líbia e a cooperação contra o terrorismo, informou nesta quarta-feira a Casa Branca em comunicado.

Trump e Al-Sarraj discutirão "os laços bilaterais entre os EUA e a Líbia", e o presidente americano "reafirmará seu apoio" ao governo de acordo nacional apoiado pela ONU, assim como seu "compromisso de ajudar o povo líbio a tornar realidade um futuro mais estável, unificado e próspero", diz a nota oficial.

"O presidente e o primeiro-ministro conversarão, além disso, sobre a importância do esforço de reconciliação política que está sendo facilitado pelas Nações Unidas dentro do marco do Acordo Político Líbio", indica o comunicado.

Também será abordada a "cooperação contra o terrorismo e formas de expandir os contatos bilaterais em várias áreas", conclui a nota.

A Líbia é um estado fracassado, vítima do caos e da guerra civil desde 2011, quando a comunidade internacional apoiou a revolta rebelde e contribuiu militarmente para a queda do regime ditatorial de Muammar Kadhafi.

Desde 2014, o país está dividido em dois, com uma autoridade no leste, sob o controle do Parlamento em Tobruk e a tutela do marechal Khalifa Hafter, e outra em Trípoli, respaldada pela ONU e representada pelo primeiro-ministro, Fayez Al-Sarraj.

Ambas se apoiam em diferentes milícias que frequentemente mudam de bando e que mantêm relações difusas com grupos jihadistas e com máfias dedicadas a todo tipo de contrabando.

Há duas semanas, o enviado especial da ONU para a Líbia, Ghassan Salamé, afirmou que os governos rivais do leste e do oeste do país estavam perto de conseguir um acordo sob a sua mediação para pôr fim à crise, convocar eleições legislativas e consolidar uma estrutura de poder único.