Topo

Embaixador russo na Espanha nega "ingerência" do seu país na crise catalã

30/11/2017 15h01

Madri, 30 nov (EFE).- O embaixador da Rússia em Madri, Yuri Korchagin, garantiu nesta quinta-feira seu total apoio à "integridade territorial da Espanha" e negou a existência de "ingerências russas" na crise independentista da região autônoma da Catalunha.

Em carta enviada à Comissão Mista de Segurança Nacional do Congresso espanhol, à qual a Agência Efe teve acesso, Korchagin se refere ao relatório da investigadora do Real Instituto Elcano, Mira Milosevich-Juaristi, no qual afirmava que "a Rússia está na guerra da informação contra Espanha e os demais países europeus".

Korchagin explica na carta que essas afirmações, "segundo os jornais, foram interpretadas pela maioria dos membros da Comissão como dados confiáveis", apesar de a investigadora ter admitido não ter "provas materiais nem rastros informáticos".

Além disso, o diplomata russo lamenta que a posição já manifestada por sua embaixada não tenha sido levada em conta na comissão.

"A embaixada da Rússia em Madri expressou repetidamente a postura oficial do nosso país que consiste em um total apoio à integridade territorial da Espanha e define a situação na Catalunha como um processo interno com o qual não temos nada a ver", ressalta a carta. EFE

slp/rsd