Agência Efe e FAO renovam compromisso para informar sobre alimentação

Roma, 1 dez (EFE).- A Agência Efe e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) renovaram nesta sexta-feira o compromisso com a informação sobre a fome e a alimentação no mundo na assinatura de um novo convênio de parceria.

O presidente da Efe, José Antonio Vera, teve uma reunião em Roma com o diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, na qual expressou a sua vontade de continuar colaborando para transferir as informações que a entidade gera.

As duas agências já assinaram um primeiro acordo em abril de 2013 para impulsionar a luta contra a fome e a insegurança alimentar no mundo em desenvolvimento, especialmente na América Latina. Com o novo acordo, se reforça o compromisso para colocar em circulação as notícias relacionadas aos avanços na alimentação e torna-las acessíveis "a quem precisa", segundo Vera.

O presidente da Efe destacou que a agência está presente em 120 países e 200 cidades do mundo, em particular em todos os países de língua espanhola, e tem os principais veículos de comunicação na cartela de clientes.

"Passamos da informação de que o importante era que ninguém tivesse fome para um programa no qual as populações de todo mundo, particularmente nos países menos desenvolvidos, tenham qualidade de alimentação e nutrição", disse o presidente da Efe.

O diretor-geral da FAO ressaltou, por sua vez, a cobertura jornalística de "temas universais", como a obesidade, que deixou de ser um problema dos países ricos para se estender por todo o planeta. Também destacou a importância de enviar informações ao público em geral sobre questões antes restritas a certos grupos.

Ele deu como exemplo a mudança climática e a necessidade de mudar a produção de criação de gado, que emite 15% dos gases causadores do efeito estufa e que poderia diminuir a pegada de carbono com novas pastagens e tecnologias.

Durante o encontro, eles apresentaram um livro com uma seleção de artigos publicados pela Efe nessa primeira etapa de parceria com a FAO.

Também falaram da possibilidade de impulsionar a informação em português com a presença da Efe no Brasil, onde existe uma mesa de edição no Rio de Janeiro, e de colaborar na cobertura dos próximos eventos de relevância internacional, entre eles o Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília, em março do ano que vem, e a Primeira Cúpula Parlamentar Mundial contra a Fome e a Desnutrição prevista para acontecer em Madri também em 2018.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos