Ataque em universidade deixa saldo de 14 mortos e 25 feridos no Paquistão

(Atualiza número de mortos e reivindicação do TTP)

Islamabad, 1 dez (EFE).- Pelo menos 14 pessoas morreram, incluindo cinco terroristas, e 25 ficaram feridas nesta sexta-feira em um ataque reivindicado pelo principal grupo talibã do Paquistão, o TTP, contra um departamento da Universidade de Peshawar, no norte do Paquistão, informaram diferentes fontes oficiais.

"Um total de cinco terroristas, e outras nove pessoas, incluindo oito estudantes e um vigilante, morreram", disse à Agência Efe Bashir Dad, responsável da Polícia de Peshawar.

A fonte acrescentou que 25 pessoas, entre eles estudantes e policiais, ficaram feridas.

Outra fonte da Polícia de Peshawar, Abdul Wali, declarou à Efe que o ataque começou quando "três terroristas vestidos com burca" entraram em um táxi de três rodas no edifício da direção do Departamento de Agricultura da universidade, onde também há um alojamento de estudantes, e começaram a atirar.

Wali explicou que hoje é feriado, devido à comemoração do nascimento do profeta, por isso que vários dos estudantes permaneciam no alojamento.

O Exército mandou tropas para o local, que entraram nas instalações tomadas, onde abateram os invasores.

O principal grupo talibã o Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP) reivindicou o ataque em mensagem no qual especificou que três de seus combatentes realizaram o ataque.

Nele, assegura que os assaltantes mataram "dezenas", assegurando que a instituição não é uma universidade, mas um centro encoberto dos serviços secretos paquistaneses (ISI).

"Este ataque é uma reação às contínuas brutalidades das agências de inteligência contra o TTP, e gente inocente presa e clérigos", acrescentou o TTP.

Este não é o primeiro ataque contra uma universidade no Paquistão.

A Universidade Bacha Khan de Charsadda sofreu um janeiro do ano passado um ataque talibã no qual 25 pessoas morreram.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos