Erdogan será o primeiro presidente turco a visitar a Grécia em 65 anos

Atenas, 1 dez (EFE).- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, realizará na próxima semana uma viagem de dois dias à Grécia, o que constitui a primeira visita oficial de um chefe de Estado desse país em 65 anos, anunciou a presidência grega.

Durante sua estadia na Grécia, na quinta e na sexta-feira, Erdogan será recebido pelo presidente Prokopis Pavlopoulos e pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras, mas também visitará a região da Trácia, no norte da Grécia, onde vive uma grande comunidade muçulmana.

Fontes governamentais da Grécia assinalaram que, em um período no qual as relações bilaterais passam por "dificuldades" em uma série de temas "críticos para a segurança da região", o diálogo entre Grécia e Turquia "é mais importante do que nunca".

A visita vinha sendo preparada há algum tempo, mas, segundo a imprensa local, chegou a ficar em dúvida depois de declarações polêmicas do vice-primeiro-ministro turco, Hakan Cavusoglu, durante uma recente visita à região grega da Trácia.

Ao visitar representantes da minoria muçulmana, Cavusoglu se dirigiu a eles como "cidadãos turcos" e lhes disse que a Turquia era a sua pátria.

O fato de o governo grego ter confirmado finalmente a visita de Erdogan indica que as tensões foram solucionadas nas conversas diplomáticas para preparar a viagem.

As fontes governamentais gregas citadas assinalaram que, em um período no qual as relações turco-alemãs estão ainda mais baixas e que as turco-americanas estão tensas por causa da guerra na Síria, é "primordial para a Grécia manter e melhorar sua comunicação com a parte turca".

A visita se concentrará em analisar o estado da crise migratória, temas de segurança na região, as relações da Turquia com a União Europeia, assim como sobre formas de melhorar a cooperação econômica, acrescentaram essas fontes.

Entre os projetos econômicos que serão analisados está a construção de uma linha ferroviária rápida entre Salonica e Istambul e a conexão por balsa entre os portos de Esmirna e de Salonica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos