Facções rebeldes derrubam helicóptero militar sírio perto de Damasco

(Atualiza com morte de pilotos).

Cairo, 1 dez (EFE).- Facções rebeldes derrubaram nesta sexta-feira com um míssil um helicóptero militar das forças leais ao governo sírio perto de Damasco, o que causou a morte de seus dois pilotos, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Segundo o Observatório, o helicóptero supostamente estava em missão para lançar barris explosivos contra áreas controladas pela oposição no sudoeste da província de Rif Damasco, que rodeia a capital síria e onde há facções islamitas, entre elas o Organização de Libertação do Levante, a ex-filial da Al Qaeda.

As forças governamentais sírias lançaram hoje pelo menos 26 barris explosivos e atacaram com projéteis e mísseis áreas da oposição na província de Rif Damasco, segundo a mesma fonte.

Os confrontos entre as forças governamentais sírias e os rebeldes se intensificaram nas últimas 72 horas após a tentativa das tropas do presidente Bashar al Assad de avançar em áreas no sudoeste de Rif Damasco.

No mês passado, a agência oficial de notícias "Sana" informou que unidades das forças armadas retomaram um total de 8.000 quilômetros quadrados no sudeste da região de Rif Damasco.

A queda do helicóptero acontece enquanto se desenvolve a oitava rodada de conversas em Genebra entre uma delegação do governo sírio e outra da oposição, apoiada pela ONU.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos