Polícia detona pacote explosivo perto de mercado de Natal na Alemanha

(Acrescenta informação) (Corrige guia).

Berlim, 1 dez (EFE).- A Polícia de Potsdam detonou de forma controlada nesta sexta-feira um pacote suspeito encontrado no centro da cidade, perto de um mercado natalino de rua, que provavelmente seria utilizado para cometer um atentado.

O objeto foi deixado em uma farmácia próxima ao mercado natalino, de acordo com o porta-voz da Polícia, Torsten Herbst, em entrevista à emissora "N-TV". Ele preferiu não dar mais informações sobre o material encontrado, justificando que não existiam dados concretos sobre o conteúdo e menos ainda sobre os possíveis efeitos.

Conforme o ministro de Interior do estado federado de Brandeburgo, Karl-Heinz Schröter, o pacote tinha alguns pregos e um pó branco, mas ainda não está claro se era uma bomba e nem se era "material explosivo".

Através do Twitter, a Polícia pediu à imprensa para evitar especulações e advertiu que a investigação ainda está em andamento. Alguns agentes analisam se existem outros pacotes parecidos, enquanto outros tentam localizar quem transportou aquela carga. O local foi esvaziado e a orientação é para que a população acompanhe as instruções da Polícia divulgadas através do Twitter.

Esta semana, as feirinhas de Natal começaram a funcionar em toda a Alemanha com fortes medidas de segurança, após o atentado terrorista do ano passado em Berlim, quando 12 pessoas morreram atropeladas por um caminhão. O número de policiais e seguranças particulares nessas instalações aumentou significativamente. Além disso, barreiras de concreto e outros elementos físicos foram colocados pelas ruas para impedir que veículos pesados possam entrar.

Entre os mercados abertos nos últimos dias está o de Breitscheidplatz, no centro de Berlim, onde no ano passado o tunisiano Anis Amri, um imigrante que teve seu pedido de asilo rejeitado, cometeu um atentado com um caminhão roubado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos