Forças de Saleh controlam palácio presidencial em Sana, no Iêmen

Sana, 2 dez (EFE).- As forças leais ao ex-presidente do Iêmen Ali Abdullah Saleh tomaram o controle do palácio presidencial de Sana e dos edifícios dos ministérios de Economia e Defesa, além de várias instalações de segurança na capital iemenita, entre eles o quartel da Guarda Republicana, segundo testemunhas.

Os tanques das forças de Saleh estão posicionados no sul da capital, onde ficam todos esses edifícios públicos, e também cercam o primeiro batalhão de blindados no oeste da cidade, conforme pôde constatar a Agência Efe.

Enquanto isso, os civis estão removendo cartazes em favor dos rebeldes houthis que estavam pendurados nas ruas de Sana, cidade que foi tomada por essa milícia no fim de 2014.

Saleh rompeu hoje relações com os rebeldes houthis, convocou a população a se levantar contra essa milícia xiita e, ao mesmo tempo, fez uma oferta de negociação à coalizão árabe, que apoia militarmente o presidente Abdo Rabu Mansour Hadi.

O pronunciamento de Saleh aconteceu depois que começaram os confrontos entre as suas forças e os rebeldes houthis em Sana durante a madrugada, que deixaram pelo menos 40 mortos.

Os houthis, que têm o apoio do Irã, acusam Saleh de ter cometido um "golpe" contra eles e o ameaçaram com "consequências".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos