Governador de Nova York critica Trump por resposta em P.Rico após furacão

San Juan, 2 dez (EFE).- O governador de Nova York, Andrew Cuomo, assegurou neste sábado em Porto Rico que o governo dos Estados Unidos do presidente Donald Trump não fez o trabalho que a ilha merece para sua reconstrução após a passagem do furacão Maria em 20 de setembro.

"Não acho que o governo federal fez o trabalho que (os porto-riquenhos) mereciam", afirmou Cuomo após um lanche em um hotel de San Juan, a capital da ilha, para o qual compareceram cerca de 400 operários de diversas empresas elétricas de Nova York que estão na ilha caribenha tentando restaurar o serviço de eletricidade, que foi devastado pelo ciclone.

Cuomo enfatizou que os porto-riquenhos não são estrangeiros, mas cidadãos americanos, "assim como todos vocês", por seu estado político como território dos EUA como um Estado Livre Associado.

"Quando a América do Norte está com problemas, somos todos um", opinou Cuomo, um dos primeiros políticos americanos a visitar Porto Rico após a passagem do furacão Maria.

Em sua chegada, Cuomo se comprometeu com o governo porto-riquenho a trazer todo o tipo de ajuda para reconstruir a ilha.

Devido à destruição do serviço de energia elétrica na ilha, dezenas de estabelecimentos tiveram que fechar as portas, o que provocou desemprego e levou milhares de porto-riquenhos a trocarem a ilha pelo território continental dos Estados Unidos, majoritariamente o estado da Flórida.

Entre as companhias que marcaram presença no evento deste sábado, estiveram Con Edison, National Grid, Orange and Rockland Utilities, Oracle Utilities, New York Power Authority e a Guarda Nacional de Nova York.

Algumas dessas empresas estão há pelo menos três semanas na ilha reforçando os mais de 3 mil funcionários da Autoridade de Energia Elétrica de Porto Rico que trabalham longas horas por dia tentando restaurar o serviço de eletricidade na ilha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos