Governo iemenita de Hadi propõe "aliança nacional" contra os houthis

Sana, 2 dez (EFE).- O governo do presidente do Iêmen, Abdo Rabu Mansour Hadi, o único reconhecido internacionalmente, apoiou a decisão de seu antecessor e antigo inimigo, Ali Abdullah Saleh, de se levantar contra os rebeldes houthis e propôs a formação de uma "aliança nacional" para combater a milícia.

"Louvamos a posição séria (de Saleh) frente a essas milícias e convocamos todo o povo iemenita na capital Sana, e no restante das províncias, a fazer um levantamento popular contra as milícias houthis apoiadas pelo Irã", diz um comunicado emitido por altos representantes do governo, após uma reunião realizada em Riad.

Além disso, Hadi convocou todos os grupos políticos e organizações da sociedade civil a "unirem os esforços para pôr fim ao pesadelo do golpe houthi apoiado pelo Irã" e propôs a criação de uma "aliança nacional" que inclua todos os partidos e "abra uma nova página" na política do país.

Saleh rompeu hoje as suas relações com os houthis, seus aliados desde que tomaram Sana no final de 2014 e expulsaram o governo de Hadi, e, ao mesmo tempo, se ofereceu para negociar com a coalizão liderada pela Arábia Saudita que apoia o presidente reconhecido internacionalmente.

Os houthis chamaram Saleh de "traidor" e consideraram este movimento como um "golpe" contra eles e como um convite para o "derramamento de sangue".

As forças leais a Saleh assumiram hoje o controle do Palácio Presidencial, além de vários ministérios, quartéis e outros edifícios de segurança em Sana e em outras cidades do país.

A ruptura nas fileiras rebeldes aconteceu depois dos enfrentamentos na capital durante a madrugada deste sábado, que causaram pelo menos 40 mortes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos