Tropas de ex-presidente iemenita expulsam houthis de província ao sul de Sana

Sana, 2 dez (EFE).- Tropas leais ao ex-presidente do Iêmen Ali Abdullah Saleh expulsaram neste sábado os rebeldes houthis da província de Damar, que fica 100 quilômetros ao sul de Sana, capital do país, após uma série de confrontos de grupos até então aliados.

O Ministério do Interior do Iêmen, também leal ao ex-presidente, informou sobre a tomada do controle da província em comunicado. Segundo a nota, as tropas de Saleh tomaram o controle de oito distritos nos arredores de Sana que estavam sob poder dos houthis.

O Partido do Congresso Popular, legenda de Saleh, pediu em comunicado que o Exército e a Polícia se mantenham ao "lado da pátria" e contra os rebeldes houthis.

Além disso, pediu aos soldados que estão sob controle dos houthis, um grupo apoiado pelo Irã, que não cumpram suas ordens.

Pelo menos 40 pessoas morreram nas últimas horas, entre eles vários civis, e dezenas ficaram feridas em Sana após combates entre os houthis e as forças leais de Saleh, de acordo com fontes dos dois grupos e testemunhas.

Os combates começaram na madrugada, quando os houthis tentaram invadir as casas de vários comandantes da Guarda Repúblicana, órgão leal a Saleh, e de líderes do partido do ex-presidente.

Esse foi o confronto mais sangrento já registrado entre os houthis e os aliados de Saleh, apesar de, nos últimos meses, vários episódios de tensão entre os dois grupos terem ocorrido.

Os houthis, de orientação xiita e apoiados pelo Irã, são aliados das forças de Saleh na guerra contra o presidente do Iêmen reconhecido pela comunidade internacional, Abdo Rabbo Mansour Hadi, que conta com o apoio da coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita desde março de 2015.

Os rebeldes controlam Sana e amplas partes do norte e do noroeste do país desde o início do conflito, obrigando o governo de Hadi a se mudar para a cidade de Áden, no sul do Iêmen.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos