Maduro agradece oposição e mediadores e pede que diálogo continue

Caracas, 3 dez (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, agradeceu neste domingo à coalizão da oposição e aos países mediadores por sua participação no processo de negociação política que transcorreu entre sexta-feira e ontem em Santo Domingo, na República Dominicana, e pediu que o diálogo entre as partes continue.

"Agradeço à (coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática) MUD por seu espírito colaboracionista na instalação desta mesa de diálogo", disse Maduro durante o seu programa semanal de televisão, transmitido pelo canal estatal "VTV".

O líder chavista também agradeceu a Chile, México, Bolívia, Nicarágua, São Vicente e Granadinas, e ao governo de Danilo Medina na República Dominicana por supervisionar as conversas, que continuarão em 15 de dezembro.

"Obrigado por sua colaboração e agora vamos em frente", disse Maduro, que destacou o "espírito colaboracionista" que, segundo ele, os opositores mantiveram durante as conversas, por isso afirmou que está "muito contente" com este processo que ainda não resultou em acordos.

O chefe de Estado convidou os representantes dos quatro maiores partidos da MUD para uma "reunião especial esta semana" no Palácio Presidencial de Miraflores para abordar os pontos tratados na mesa de diálogo.

Maduro convidou diretamente o chefe do parlamento, Julio Borges, como representante do Primeiro Justiça (PJ), o deputado Enrique Márquez, do partido Um Novo Tempo (UNT); o legislador Luis Florido, do Vontade Popular (VP), o partido de Leopoldo López; e o dirigente Timoteo Zambrano, do Ação Democrática, a formação política mais antiga do país.

O governo e a oposição continuarão com o diálogo no dia 15 de dezembro, após dois dias de longas negociações em Santo Domingo que concluíram com "avanços significativos", segundo o presidente dominicano, Danilo Medina, embora nenhum acordo tenha sido anunciado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos