Chefe de assuntos políticos da ONU visitará a Coreia do Norte nesta semana

Nações Unidas, 4 dez (EFE).- O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Políticos, Jeffrey Feltman, visitará a Coreia do Norte nesta semana para se reunir com autoridades do governo local.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, a ONU explicou que Feltman analisará com representantes do regime de Kim Jong-un "questões de interesse e preocupação mútuos".

O representante da ONU ficará no país entre amanhã e sexta-feira, com o objetivo de manter uma "ampla categoria de discussões políticas", afirmou Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres.

Em entrevista coletiva, Dujarric não soube informar quando foi a última vez que um alto representante político da ONU visitou a Coreia do Norte.

A Coreia do Norte é alvo de críticas e sanções por parte da ONU desde 2006, quando iniciou seu programa balístico e nuclear.

Dujarric disse que a visita de Feltman responde a um convite feito há "muito tempo" para manter um "diálogo político" entre o governo da Coreia do Norte e a ONU.

O subsecretário está atualmente em Pequim, realizando reuniões com representantes do governo da China. De lá, irá viajar para Pyongyang.

O porta-voz afirmou que a visita foi confirmada com a Coreia do Norte na quinta-feira. Um dos encontros já agendados em Pyongyang é com o ministro de Relações Exteriores do país, Ri Yong Ho.

Dujarric ressaltou que não existem planos para que Guterres visite a Coreia do Norte, apesar de o secretário-geral planejar fazer uma visita oficial ao Japão na próxima semana.

A visita de Feltman ocorre depois de um novo lançamento de míssil balístico pelo regime norte-coreano.

O Conselho de Segurança da ONU se reuniu na última quinta-feira para analisar o novo teste de Pyongyang. No próximo dia 15, haverá uma nova reunião, desta vez em nível ministerial, para buscar medidas para punir o governo de Kim Jong-un.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos