EI lança contra-ataques contra tropas governamentais e FSD em Deir ez-Zor

Beirute, 4 dez (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) lançou nesta segunda-feira vários contra-ataques contra as tropas governamentais sírias e as milícias curdas e seus aliados em uma tentativa de defender as áreas que conserva perto do rio Eufrates em sua passagem pela província nordeste de Deir ez-Zor.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, há combates entre os soldados leais ao presidente sírio, Bashar al Assad, e os jihadistas nos arredores das ultimas três cidades que o EI mantém sob seu poder ao oeste do Eufrates.

Nessa área, os radicais atacaram os soldados governamentais, que estão respaldados por milicianos do grupo xiita libanês Hezbollah e combatentes iranianos, iraquianos e palestinos, nas imediações da cidade de Al Salhiya, onde cometeram dois atentados com carros-bomba contra posições dos seus adversários.

A agência de notícias "Amaq", vinculada ao EI, informou em comunicado divulgado no aplicativo Telegram que os extremistas derrubaram um avião de guerra sírio nas proximidades de Al Bukamal, o que não foi corroborado por nenhuma outra fonte.

Por outro lado, continuam os confrontos em locais ao leste do rio Eufrates entre o EI e as Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança liderada por milícias curdas e respaldadas pela coalizão internacional.

O EI tenta defender as 17 cidades que seguem sob o seu domínio nesta parte de Deir ez-Zor, onde apresenta uma dura resistência e conseguiu recuperar terreno frente a seus oponentes, segundo afirmou o Observatório.

O EI proclamou um califado em junho de 2014 na Síria e no Iraque, e no mês seguinte já havia conseguido o controle de quase toda a província de Deir ez-Zor.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos