Fortes chuvas causam grandes estragos na Albânia e na Grécia

Tirana/Atenas, 4 dez (EFE).- As fortes chuvas que atingiram durante o final de semana na Albânia e na Grécia deixaram milhares de pessoas sem lar e causaram graves danos agrícolas e em infraestruturas.

Segundo dados do Governo, mais de 1,5 mil pessoas tiveram que ser evacuadas de suas casas pela chuva que atinge a região há quatro dias.

As zonas mais afetadam foram Vlorë e Fier, onde 12 mil hectares ficaram inundados por causa do transbordamento dos rios Vjosa e Seman.

Segundo as autoridades albanesas, mais de 300 casas, 57 escolas e 65 pontes sofreram danos graves.

As fortes precipitações causaram, além disso, danos na fiação elétrica, deixando grandes áreas do país sem eletricidade.

Além disso, cerca de 16 mil hectares de terras de cultivo ficaram alagados, o que afetou severamente a produção agrícola.

Nas operações de resgate participaram 6,4 mil soldados do Exército e da polícia, e desde o vizinho Kosovo mais de 30 soldados de proteção civil se deslocaram para ajudar nas tarefas.

Enquanto isso, algumas zonas montanhosas do norte do país ficaram isoladas devido à intensa queda de neve que chegou a até meio metro de altura.

As chuvas causaram deslizamentos de terra não só na Albânia, mas em todo oeste da Grécia, com especial gravidade na região da Grécia Ocidental.

Nos municípios de Agrinio e Mesolongi, os fenômenos meteorológicos deixaram tantos danos que a Proteção Civil decidiu declarar estado de emergência.

Em Agrinio, um grande número de apartamentos subterrâneos, escolas, lojas e negócios ficaram completamente inundados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos