Gorilas podem aprender por conta própria a limpar comida antes de ingeri-la

Washington, 4 dez (EFE).- Os gorilas têm a capacidade de aprender por si próprios comportamentos de limpeza dos alimentos antes de ingeri-los, segundo um estudo sobre hábitos de animais publicado nesta segunda-feira pela na revista especializada "PLOS ONE".

O trabalho, elaborado por pesquisadores das universidades de Birmingham (Reino Unido), Tubinga (Alemanha) e Saint Andrews (Reino Unido), sugere que estes primatas são capazes de adquirir sozinhos esta prática sem a necessidade de tê-la visto antes em outros animais.

A pesquisa põe em dúvida as interpretações recentes sobre se os gorilas aplicavam estes comportamentos fundamentalmente porque o aprendiam pela observação.

Embora o estudo aponte a capacidade própria dos primatas, os especialistas reconheceram que a interação e a aprendizagem social podem ajudar a aumentar a frequência deste comportamento.

Para a elaboração do trabalho, um grupo de gorilas em cativeiro foi exposto a maçãs sujas e limpas no Centro de Pesquisa de Primatas Wolfgang Kohler do Zoológico de Leipzig, na Alemanha, com objeto de analisar sua resposta.

Após receberem os frutos, cheios de areia, os primatas reagiram limpando o alimento em pelo menos 75% dos testes.

O autor principal da pesquisa, Damien Neadle, da Universidade de Birmingham, explicou que em três a cada quatro gorilas "pelo menos uma das técnicas de limpeza empregadas era similar à observada em liberdade".

"Dado que estes dois grupos (em cativeiro e em liberdade) são culturalmente desconexos, o estudo sugere que a aprendizagem social não é necessária para que surja esta prática", afirmou Neadle.

O cientista apontou que a pesquisa não minimiza a importância da captação de conhecimentos mediante a interação, mas "enfatiza" o papel do desenvolvimento individual para a aquisição deste comportamento em gorilas de terras baixas ocidentais.

Neadle rejeitou a utilização de uma consideração binária entre se é aprendizagem cultural ou não, já que pode ser propagado mediante interação social, mas também aprendido "espontaneamente" pelos indivíduos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos