Juiz belga decidirá sobre ordem de captura de Puigdemont no dia 14

Bruxelas, 4 dez (EFE).- O juiz belga de primeira instância decidirá sobre a ordem europeia de busca e captura do ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont e dos quatro ex-conselheiros que o acompanham na Bélgica no dia 14 de dezembro, informaram nesta segunda-feira os advogados de defesa dos antigos membros do Governo catalão.

"Terminada a audiência em Bruxelas. A decisão em 14 de dezembro", disse Jaume Alonso Cuevillas, um dos advogados de Puigdemont, na rede social Twitter.

Na audiência de hoje, que começou às 9h local (6h, em Brasília) e terminou por volta das 12h30 local (9h30, em Brasília), a Promotoria belga voltou a pedir a extradição e entrega à Espanha de Puigdemont e de seus ex-conselheiros.

Já as defesas dos mesmos reiteraram que não há lugar para uma ordem de busca e captura porque os crimes cometidos na Espanha não têm uma equivalência no Código Penal belga e insistiram que, caso sejam entregues, haverá "risco de violação de garantias" durante o julgamento, segundo as mesmas fontes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos