Supremo mantém 2 ex-governantes catalães na prisão e liberta outros 6

Madri, 4 dez (EFE).- O Tribunal Supremo da Espanha decidiu nesta segunda-feira manter na prisão o ex-vice-presidente do governo catalão, Oriol Junqueras, e o ex-conselheiro de Interior, Joaquin Forn, enquanto deixou em liberdade sob fiança de 100.000 euros outros seis antigos integrantes desse gabinete.

Todos eles estão acusados dos crimes de rebelião, insurreição e desvio de fundos em relação com o processo independentista impulsionado nessa região espanhola.

Além de Junqueras e Forn, o juiz Pablo Llarena decidiu manter na prisão pelos mesmos crimes os líderes das duas maiores associações separatistas da Catalunha, Jordi Sánchez e Jordi Cuixart, presidentes da Assembleia Nacional Catalã (ANC) e da Ómniun, respectivamente.

O juiz considera que não há risco de fuga, mas há risco de reiteração delitiva no caso de Junqueras, Forn, Sànchez e Cuixart.

Em seu depoimento perante o juiz na sexta-feira passada, o ex-vice-presidente do governo catalão se negou a responder às perguntas da procuradoria.

Junqueras é cabeça de chapa do partido ERC (republicanos independentistas de esquerda) nas eleições regionais do próximo 21 de dezembro, razão pela qual sua permanência na prisão afetará diretamente à campanha eleitoral que começa nesta meia-noite, na qual a maioria dos investigados são candidatos.

Os acusados que foram liberados sob fiança deverão comparecer semanalmente no Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, ou no juizado que escolherem, estão proibidos de sair do país e tiveram seus passaportes confiscados. Além disso, estão sob a advertência de que, se descumprirem estas medidas, deverão voltar à prisão.

Por outra parte, o ex-presidente catalão Carles Puigdemont e quatro membros do seu antigo governo devem comparecer hoje perante um juiz em Bruxelas, que deverá decidir sobre o pedido da Espanha para que retornem e respondam perante a Justiça do país pelos supostos crimes de rebelião, insurreição e desvio de fundos públicos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos