TPII inicia nova investigação sobre suicídio de Slobodan Praljak

Haia, 4 dez (EFE).- O Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII) iniciou nesta segunda-feira uma nova investigação independente sobre as circunstâncias da morte de Slobodan Praljak, o ex-líder militar bósnio-croata que se suicidou na quarta-feira passada depois de ser condenado em Haia.

Além da investigação em curso iniciada pelas autoridades holandesas, o secretário do TPII encarregou hoje um grupo de especialistas de uma nova investigação do incidente, que se centrará no funcionamento do tribunal e no cumprimento dos procedimentos judiciais, segundo um comunicado dessa instituição.

A investigação estará dirigida pelo presidente do Tribunal Supremo de Gâmbia, também ex-promotor do Tribunal Penal Internacional para Ruanda e do mecanismo de tribunais penais internacionais, Hassan B. Jallow.

Os trabalhos de investigação começarão na próxima semana e o grupo de especialistas emitirá um relatório a respeito perante o TPII antes de seu fechamento no próximo dia 31 de dezembro.

Esta equipe tentará avaliar os procedimentos em vigor e proporcionar recomendações que possam ajudar outros corpos judiciais no futuro.

O ex-líder militar bósnio-croata Slobodan Praljak se suicidou no último dia 29 de novembro ao ingerir veneno durante a audiência de apelação do TPII, que confirmou sua sentença a 20 anos de prisão por crimes de contra a humanidade na guerra de Bósnia (1992-1995).

Praljak, de 72 anos, bebeu o veneno na frente do juiz e morreu pouco depois por intoxicação causada por cianureto.

Praljak, que foi condenado por crimes contra a humanidade pelo seu papel na guerra da Bósnia, estava preso desde 2004 e era muito provável que fosse libertado nos próximos meses, por cumprir os dois terços da condenação necessários para obter a liberdade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos