Polícia italiana detém 25 pessoas acusadas de pertencer à máfia siciliana

Roma, 5 dez (EFE).- A polícia italiana deteve em Palermo (Sicília) 25 pessoas acusadas de pertencer à máfia siciliana Cosa Nostra, entre elas a mulher do histórico capo preso Salvino Madonia, informou nesta terça-feira a Polícia.

Na operação, que teve a participação de 200 carabineiros do comando provincial de Palermo, esses suspeitos foram detidos sob a acusação de associação mafiosa, extorsão e dano com agravante mafioso, segundo o comunicado enviado aos veículos de imprensa.

Entre os detidos está Maria Angela Di Trapani, filha do capo Ciccio Di Trapani e esposa do histórico capo Madonia, que atualmente está detido sob o duro regime de isolamento conhecido como "41-bis".

Segundo os investigadores, Maria, que esteve na prisão por oito anos, exercia a função de chefe da Cosa Nostra na região de Resuttana, perto de Palermo, e entre outras coisas ocupava-se de receber o "pizzo", o imposto que a máfia pede aos empresários.

Maria tinha se transformado na responsável da Cosa Nostra nesta zona, algo singular pois não é habitual que as mulheres sejam chefas no mundo da máfia.

A máfia siciliana sofreu um golpe em 17 de novembro, com a morte de seu chefe máximo, Totò Riina, detido desde 1993 por cometer mais de cem assassinatos, mas que mesmo estando entre as grades continuava tecendo os fios da Cosa Nostra.

Apesar disso, "a Cosa Nostra continua ativa e com a atividade de extorsão continua controlando o território", disse o coronel Antonio Di Stasio, comandante estadual dos Carabineiros de Palermo, em coletiva de imprensa.

"A Cosa Nostra ainda tem a capacidade de se valer da força da intimidação (...) para obrigar os comerciantes a pagarem o 'pizzo'", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos