Topo

Rússia declara "agentes estrangeiros" veículos de imprensa dos EUA

05/12/2017 06h34

Moscou, 5 dez (EFE).- O Ministério da Justiça da Rússia declarou nesta terça-feira "agentes estrangeiros" os veículos de imprensa americanos a "Voz da América" e "Rádio Free Europe/Rádio Liberty" em resposta a uma medida similar adotada pelos Estados Unidos contra a rede de televisão russa "RT" e um parceiro da agência "Sputnik"

De acordo com um comunicado, a medida também se estende a outros sete veículos de imprensa: os sites "kavkazr.com", "krymr.com", "sibreal.org", "idelreal.org", "factograph.info" e a emissora "Azatliq Radiose", que é o serviço de "RFE/RL" em idiomas tártaros e bashkirio, e a emissora de TV "Nastoiaschee Vremia".

No último dia 25 de novembro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sancionou uma lei que permite declarar agentes estrangeiros os veículos de imprensa que recebem financiamento do exterior.

O Duma do Estado, a Câmara Baixa do Parlamento russo, estuda um projeto para vetar a entrada na sua sede dos jornalistas dos meios declarados "agentes estrangeiros".

A iniciativa é uma resposta à decisão do Congresso dos EUA de retirar as suas credenciais para a emissora de TV "RT" e a agência "Sputnik" sob a lei de agentes estrangeiros, aprovada em 1938 para combater a propaganda nazista.

Na semana passada, fontes parlamentares tinham indicado a possibilidade que se recomendasse o veto no Duma do Estado os jornalistas de todos os veículos de imprensa americanos credenciados no país, um total de 21, segundo o site do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

O Kremlin antecipou na semana passada que a Rússia não deixará sem resposta "as ações hostis" dos EUA contra a emissora estatal russa "RT", que em 13 de novembro se registrou como agente estrangeiro nos Estados Unidos por exigência da Justiça desse país.

A emissora "RT" e a agência "Sputnik" são consideradas em Washington veículos da propaganda do Kremlin.