Serviço setreto britânico evitou 9 atentados no Reino Unido em 2017

Londres, 5 dez (EFE).- O serviço britânico de espionagem interna (MI5) evitou nove atentados terroristas no Reino Unido nos últimos 12 meses, revelou nesta terça-feira um porta-voz do governo de Londres.

O diretor-geral do MI5, Andrew Parker, comunicou essa informação ao Executivo da primeira-ministra conservadora, Theresa May.

Parker afirmou, além disso, que as derrotas militares sofridas pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria não representam o fim da ameaça terrorista sobre o Reino Unido.

Durante o encontro semanal com jornalistas realizado na sede do Executivo, em Downing Street, um porta-voz do governo britânico apontou que Parker tinha qualificado a ameaça no Reino Unido como "sem precedentes".

O diretor do MI5 alertou que, longe de acabar, a ameaça terrorista "está se propagando até novas áreas e os ataques no Reino Unido e em outros lugares estão sendo incentivados através das redes sociais".

"Andrew Parker indicou que foram evitados nove atentados terroristas no último ano", disse o porta-voz de Downing Street, que acrescentou que a ministra do Interior do Reino Unido, Amber Rudd, advertiu que o ritmo no planejamento dos atentados terroristas se elevou "de maneira significativa" durante o ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos