Sobe para 234 o número de mortos em combates em Saná desde sexta-feira

Saná, 5 dez (EFE).- Pelo menos 234 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas desde sexta-feira passada pelos combates em Saná entre os rebeldes houthis e as forças leais ao ex-presidente iemenita Ali Abdullah Saleh, assassinado ontem pelos primeiros, informou nesta terça-feira o Comitê Internacional da Cruz Vermelha à Agência Efe.

O novo balanço, realizado com informações dos centros de saúde da capital iemenita, quase duplica o número de vítimas anunciado ontem, quando haviam sido contabilizados 125 mortos e 238 feridos.

Além disso, o porta-voz do CICV no Iêmen, Adnan Hizam, pediu aos houthis que ofereçam um tratamento "humano" aos detidos.

Na manhã desta terça-feira não ocorreram combates por enquanto na capital iemenita, embora de madrugada tenham sido registrados vários ataques de aviões de guerra, provavelmente da coalizão árabe capitaneada pela Arábia Saudita.

Os combates entre os houthis e as forças leais a Saleh, duas facções que eram aliadas desde 2014, começaram na noite de sexta-feira em Saná.

No sábado Saleh anunciou sua ruptura com os rebeldes houthis e se ofereceu para negociar com o até então inimigo de ambos, a coalizão árabe, que apoia o presidente Abd Rabbuh Mansur al Hadi.

Os houthis consideraram esse movimento como uma "traição" de Saleh e assassinaram o ex-presidente, que dirigiu o Iêmen até 2012.

Em discurso televisionado, o líder dos houthis, Abdelmalek al Huti, garantiu nesta segunda-feira que "a grande crise que ameaçava a segurança do país foi superada" com a morte de Saleh.

A milícia xiita convocou hoje uma manifestação em Saná para celebrar a morte de Saleh e o que consideram o final da crise nas fileiras rebeldes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos